30.10.12

Interculturalidade é tema de evento realizado em Uruaçu



            No último sábado, dia 27 de outubro, voluntários e intercambistas do AFS Comitê Goiânia estiveram em Uruaçu para participar do 1º Sábado de Imersão em Línguas e Culturas (SILC) realizado pelo Instituto Federal (IF) de Goiás da cidade. O evento também foi uma oportunidade para divulgar a ONG entre os alunos do Instituto e discutir a abertura da representação do AFS em Uruaçu.
De acordo com a organização do SILC, o evento teve como objetivo promover a difusão de línguas estrangeiras, além do próprio português, e aproximar os estudantes brasileiros de questões culturais e sociais de outros países por meio da integração com os intercambistas residentes em Goiânia. O Professor Liberato Santos, membro da Comissão Organizadora do 1º SILC, afirmou que a ideia geral do evento foi integrar atividades de ensino e extensão desenvolvidos no Instituto para que toda a comunidade do Campus pudesse ter uma experiência de imersão em culturas de outros países, além de terem a oportunidade de conhecerem e conversarem com estudantes estrangeiros.
O evento contou com várias apresentações culturais, como show de música e dança, apresentação de capoeira, exposição de fotografias, aulas de yoga e de zumba. Os participantes também puderam conferir a apresentação de trabalhos realizados por alunos do Instituto, palestras e uma conversa com os estudantes intercambistas do AFS: Alice (Canadá), Gabriele (Itália), Jan (Hong Kong), Laura (Bélgica), Michaela (Nova Zelândia), Mook (Tailândia) e Ole (Alemanha).
Durante dois momentos do dia (de manhã e à tarde), os intercambistas tiveram a oportunidade de se apresentar aos estudantes brasileiros, conversar sobre os países de origem e expressar o que eles acham diferente e o que mais gostam no Brasil. Os alunos do Instituto se mostraram o tempo todo bastante interessados e fizeram várias perguntas aos intercambistas, por vezes respondendo os questionamentos deles também. Durante o fim de semana em que estiveram em Uruaçu, os intercambistas foram hospedados por famílias da cidade.
Antes do almoço, os voluntários do AFS Goiânia também se apresentaram ao Instituto e conversaram sobre a organização. Victor e Wagley fizeram uma breve explanação sobre a história da ONG, falaram sobre os programas de intercâmbio, sobre as bolsas oferecidas anualmente e sobre a importância de ser um voluntário. Victor ainda abordou o tema de aprendizagem e choque cultural. O Professor Liberato, um ex AFSer, encerrou a apresentação incentivando os alunos a tomarem iniciativa e construírem o próprio futuro, fazendo intercâmbio, hospedando intercambistas ou virando voluntários.
Ao final da palestra, vários jovens se reuniram para conversar com os voluntários, demonstrando muito interesse em participar da organização e formar uma representação (e em breve um comitê) bem forte em Uruaçu. Danilo Rodrigues foi escolhido pelos outros futuros voluntários como presidente da representação e ele, juntamente com mais dois estudantes, irá participar do treinamento para voluntários que será realizado em Goiânia neste fim de semana.
Confira algumas fotos tiradas no evento:

















Tem interesse em fazer um intercâmbio ou fazer parte do AFS? Entre em contato com a gente pelo e-mail comite.goiania@afs.org ou pelo telefone (62) 9206-8731.  



Adele Lazarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário