21.4.12

Pedro Müller fala de suas expectativas para o intercâmbio


No segundo semestre de 2012, uma nova leva de estudantes brasileiros irá partir para, talvez, um dos melhores anos da vida deles, ou pelo menos um ano de muitas mudanças e descobertas. Entre esses girinos, ou futuros intercambistas, está o goianiense Pedro Müller Metsavaht Salomão, de 16 anos, que irá morar por um semestre na Alemanha. Pedro, que desde agosto hospeda o turco Pamir üsküdarli, conheceu o AFS Intercultural Programs através de um amigo que hospedou uma intercambista alemã. O Blog AFS Comitê Goiânia conversou com o Pedro sobre suas expectativas para o intercâmbio.

Pedro

Blog AFS Comitê Goiânia: Por que você quer fazer intercâmbio?

Pedro: Eu entendi como é o intercâmbio hospedando um intercâmbista na minha casa, e, pelo que eu vi, é algo que eu sempre quis. Eu quero criar uma vida paralela à minha em outro país, em uma cultura e forma de viver totalmente diferentes da minha, fazer amizades, além de aprender outro idioma. 

Blog AFS Comitê Goiânia: Por que você escolheu a Alemanha?

Pedro: A Alemanha é um país que sempre me interessou muito, primeiro pelo fato de que tenho descendência, segundo porque o alemão é uma língua que pode me ajudar muito futuramente e, finalmente, o choque cultural, que vai ser muito grande e será algo positivo pro meu crescimento.

Blog AFS Comitê Goiânia: Você já sabe falar alemão?

Pedro: Ainda não, mas estou fazendo aulas pra aprender o básico e aperfeiçoar lá.

Blog AFS Comitê Goiânia: Quais são as suas expectativas?

Pedro: Estou muito ansioso e com um pouco de receio. Não sei onde vou morar e nem com quem eu vou morar, mas eu espero que seja uma experiência boa.

Pamir e Pedro

 Blog AFS Comitê Goiânia: Como você pretende lidar com as diferenças culturais quando você estiver no intercâmbio? 

Pedro: Eu vou sempre perguntar para a minha família hospedeira e ao meu conselheiro como devo agir, o que eu devo ou não fazer, porque eu imagino que existam diferenças imensas entre o estilo brasileiro e o alemão.

Blog AFS Comitê Goiânia: Você acha que essas diferenças podem dificultar a sua experiência de intercâmbio?

Pedro: Talvez no início, mas acho que essa é uma das etapas que todo intercâmbista deve passar durante o programa, o choque cultural. Esse é um dos motivos da minha decisão, mas tenho certo receio disso sim.

Blog AFS Comitê Goiânia: Você acredita que o intercâmbio e conhecer pessoas de países diferentes pode ajudar na construção de um mundo melhor?

Pedro: Sim, é mais um passo para compreender as outras culturas e de acabar com os preconceitos que, querendo ou não, existem.

Blog AFS Comitê Goiânia: Você tem vontade de se tornar um voluntário do AFS quando voltar para o Brasil?

Pedro: Claro, desde que conheci o AFS fiz muitas amizades com intercâmbistas que vieram ao Brasil e gostei muito de ter contato com os estrangeiros e também do trabalho voluntário. Pretendo sim, quando voltar do meu intercâmbio, me tornar um voluntário.

Pedro, Jota e Matheus, futuros intercambistas na Alemanha



Para mais informações sobre o AFS Comitê Goiânia, entre em contato com a presidenta local, Juliana Furtado, pelo telefone (62) 8214-6780 ou mande um e-mail para comite.goiania@afs.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário